Repositório Institucional vai armazenar toda a produção acadêmica da universidade
Um sistema que permite o arquivamento e a disponibilização ao público de toda a produção acadêmica da Universidade Federal Rural do Semi-árido (Ufersa) já começa a ser utilizado por professores e estudantes. O Repositório Institucional da Ufersa, que está em funcionamento desde 2018, chegou a uma nova fase no ano de 2024 com o início da implementação do autoarquivamento.
Trata-se de uma mudança na forma de entrega dos trabalhos de conclusão de curso (TCC), dissertações, teses e artigos científicos. “Ao invés do sistema atual, em que os alunos fazem o envio do trabalho e junto com esse trabalho nós precisamos de uma série de documentos comprobatórios, com o Repositório nós temos um sistema completamente informatizado, transparente e seguro”, detalha o bibliotecário Sale Mário Gaudêncio.
Em médio prazo, servidores técnicos-administrativos também poderão efetuar o cadastro no sistema e enviar suas produções. A novidade vem sendo implementada gradativamente a partir de alguns cursos de graduação do campus de Mossoró e dos cursos ofertados pelo Núcleo de Educação à Distância (Nead). A partir de janeiro de 2025, cursos de graduação dos campi de Angicos e Pau dos Ferros também serão integrados ao sistema.
No campus de Caraúbas, o sistema já começa a ser utilizado por todos os estudantes concluintes e seus orientadores, como resultado de um trabalho de conscientização e treinamento realizado ao longo de 2024. “Caraúbas será o primeiro campus com implementação total do autoarquivamento já a partir do semestre 2024.3”, afirma Mário Gaudêncio.
Outra novidade para este ano será a oferta de mais treinamentos e materiais instituições para orientar docentes e discentes da instituição quanto ao uso do sistema.
COMENTÁRIOS