Seja bem-vindo
Angicos,22/01/2025

  • A +
  • A -

CBP One: Saiba como funciona aplicativo para imigrantes desativado nos EUA

cnnbrasil.com.br
CBP One: Saiba como funciona aplicativo para imigrantes desativado nos EUA

Na segunda-feira (20), o governo de Donald Trump decretou o desativamento do aplicativo de fronteira CBP One, que permitia que imigrantes solicitassem entrada legal nos Estados Unidos.


Publicidade
Essa era uma das rotas mais importantes para os imigrantes que buscavam entrar no país.


Desde janeiro de 2023, mais de 936,5 mil pessoas usaram a plataforma para agendar entrevistas nos portos de entrada, segundo a Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA (CBP).




Com o fechamento do CBP One, não apenas as inscrições não poderão mais ser feitas, mas os agendamentos existentes também foram cancelados, relatou a agência.


A proibição se soma ao extenso pacote de medidas de imigração que Trump tomou no primeiro dia de sua presidência, que incluiu declarar uma emergência nacional na fronteira sul dos EUA, suspender o reassentamento de refugiados e iniciar um processo para acabar com a cidadania por direito de nascimento, o que deve levar a uma batalha legal.


O que é o aplicativo CBP One e como ele funciona?


O CBP One é uma plataforma gratuita que fornece acesso a uma variedade de serviços fornecidos pelo CBP, de acordo com seu site.


“Foi o caminho estabelecido pelo governo Biden para ordenar a entrada regular nos EUA por razões humanitárias”, explicou o acadêmico da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) e ex-comissário de imigração mexicano, Tonatiuh Guillén.


Os pedidos de entrada legal, que são o primeiro passo no processo de solicitação de asilo, são o recurso mais conhecido e amplamente utilizado pelos usuários, e são a principal razão pela qual o governo Trump decidiu fechá-lo.


Essas solicitações são feitas por meio do processamento de uma entrada provisória I-94, que é uma autorização necessária para entrar no país.


O aplicativo permite que você inicie esse processo antes de chegar à fronteira para economizar tempo de espera e agilizar o processo.


Além disso, se você preencher o formulário I-94 pela plataforma, poderá revisar “informações importantes, como por quanto tempo você pode ficar nos EUA, e usá-las como prova do seu status de visitante quando estiver nos Estados Unidos”, afirma o site.


No entanto, o aplicativo também oferece outros serviços. Com o CBP One, os usuários podem visualizar os tempos de espera estimados e as faixas abertas nas travessias de fronteira terrestre.


O CBP One possui também a opção de solicitar uma inspeção de produtos agrícolas ou biológicos – como alimentos, animais vivos ou troféus de caça – e enviar um manifesto de viajante para operadores de ônibus.


















Que impacto o fechamento do CBP One poderia ter?


Embora Biden tenha conseguido reduzir significativamente as travessias de imigrantes ao longo da fronteira EUA-México após a emissão da ordem executiva limitando as travessias de requerentes de asilo, a desativação do CBP One pode complicar a situação nas fronteiras.


Autoridades do Departamento de Segurança Interna disseram que o aplicativo ajudou a reduzir as travessias de imigrantes ao fornecer uma maneira organizada de solicitar entrada nos Estados Unidos.


Agora que isso acabou e as restrições de asilo estão em vigor, a fronteira está efetivamente fechada para aqueles que buscam entrada com esse propósito, um movimento significativo.


O encerramento do aplicativo pode levar a um aumento nas travessias ilegais de fronteira, alertaram autoridades da Segurança Interna.


Além disso, em decorrência da desorganização dos pedidos de entrada no país, os gargalos nas fronteiras podem se agravar.


Isso ocorre porque os imigrantes que se encontram na fronteira sul dos EUA e descobrem que seus compromissos foram cancelados agora podem optar por cruzar mesmo assim.


“Eles não têm para onde retornar. Aposto que uma boa parte deles tentará cruzar”, afirmou um funcionário da Segurança Interna.


Segundo o acadêmico Tonatiuh Guillén, um dos pontos-chave não é apenas aqueles que não poderão usar o aplicativo no futuro, mas também aqueles que já o usaram antes. “A questão é se eles conseguirão recuperar essa rota do programa ou se ele será cancelado e eles ficarão em situação irregular e potencialmente deportáveis”, acrescentou.


O governo Trump ainda não ofereceu detalhes sobre o que o fechamento do aplicativo significará para os usuários que o utilizavam antes da medida ser emitida.


As ordens executivas de imigração de Trump foram elaboradas cuidadosa e deliberadamente para tentar resistir aos desafios legais esperados, segundo uma fonte familiarizada com o planejamento.


É uma lição aprendida no primeiro mandato do presidente, quando várias ordens executivas de imigração, algumas das quais foram redigidas às pressas, foram contestadas na Justiça.


Aliados do republicano argumentam que essas disputas legais prejudicaram a agenda de imigração de Trump.


Enquanto a equipe do novo presidente elaborava uma série de decretos executivos sobre imigração, eles tentaram manter isso em mente.


“Eles estão prontos desta vez”, afirmou a fonte.


Veja as principais ações assinadas por Trump no 1º dia de mandato



Este conteúdo foi originalmente publicado em CBP One: Saiba como funciona aplicativo para imigrantes desativado nos EUA no site CNN Brasil.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.