Seja bem-vindo
Angicos,29/04/2025

  • A +
  • A -

Lei que reajusta salários dos professores é aprovada na ALRN e sancionada pela governadora

g1.globo.com
Lei que reajusta salários dos professores é aprovada na ALRN e sancionada pela governadora


Professores da rede estadual chegaram a ficar mais de 30 dias de greve neste ano e encerram movimento após acordo com o governo para o reajuste salarial. Sala de aula escola pública do RN Escola Estadual Duque de Caxias Rio Grande do Norte do Norte cadeiras Macau RN
Elisa Elsie/Governo do RN
Os deputados estaduais do Rio Grande do Norte aprovaram, por unanimidade, nesta terça-feira (15), o projeto de lei que concede reajuste de 6,27% nos vencimentos básicos dos cargos efetivos de professor e de especialista em educação da rede estadual.
Horas após a aprovação, a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), anunciou em uma rede social que sancionou a lei. O reajuste é referente ao piso nacional do magistério em 2025, anunciado pelo Ministério da Educação (MEC).
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
"Acabo de sancionar a lei que garante o reajuste de 6,27% para o magistério, preservando a carreira e assegurando o mesmo direito aos aposentados e pensionistas", escreveu.
Os professores ficaram mais de 30 dias de greve neste ano em busca do reajuste e encerraram o movimento após acordo com o governo do RN em 31 de março. Naquele momento, o governo se comprometeu a um planejamento para aplicação do reajuste, além de atender outras pautas da categoria.
A matéria, que teve parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), foi relatada oralmente pelo líder do governo na Assembleia, deputado Francisco do PT, que citou o acordo do governo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte/RN).
O acordo firmado para o reajuste foi de:
5% em abril e 1,27% em junho para aqueles que já recebem acima do piso;
6,27% já em abril - com efeitos retroativos a janeiro - para os profissionais que atualmente estão abaixo do piso.
O reajuste linear de 6,27% será aplicado sobre os vencimentos básicos dos profissionais com jornada de 30 horas semanais e contempla também os aposentados e pensionistas da área.
O projeto ainda garante que os servidores que recebem abaixo do piso nacional do magistério terão os salários equiparados automaticamente ao valor estabelecido pelo Ministério da Educação para o ano de 2025.
LEIA TAMBÉM
4,8% A MAIS: Governo anuncia reajuste de 4,8% nos salários dos servidores estaduais do RN
Greve dos professores
Os professores da rede estadual ficaram de greve do dia 25 de fevereiro ao dia 31 de março. Segundo o Sinte anunciou naquele período, o governo atendeu quatro das cinco pautas que o sindicato buscava, incluindo o reajuste salarial.
Os quatro pontos atendidos, segundo o Sinte, foram:
o reajuste do piso salarial;
o plano de carreira dos funcionários;
a Lei do Porte das Escolas;
as discussões referentes aos professores temporários.
O ponto não atendido foi era uma pauta referente às escolas de tempo integral.
Sobre a Lei do Porte das Escolas, o Sinte informou que o governo do RN prometeu enviar o projeto para a Assembleia Legislativa até o fim de maio deste ano.
Aulas são retomadas após fim da greve dos professores do estado
Vídeos mais assistidos do g1 RN




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.