Veja se Piastri ganharia GP da Arábia sem punição a Verstappen

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Oscar Piastri (McLaren) venceu o GP da Arábia Saudita ao deixar Max Verstappen (Red Bull) para trás diante de uma punição ao holandês e, de quebra, assumiu a liderança da temporada na Fórmula 1. A penalização mudou o resultado da corrida?
O acidente entre Yuki Tsunoda (Red Bull) e Pierre Gasly (Alpine), ocorrido segundos depois, gerou tempo maior para análise dos comissários da FIA, já que o safety car entrou em ação. O holandês seguiu à frente do jovem da McLaren.
A decisão acabou com punição de cinco segundos a Verstappen e mudou o cenário da corrida, que não teve grandes brigas pelas primeiras posições.
Mesmo sem precisar apertar o holandês, Piastri não conseguiu encostar no oponente e seguiu na 2ª posição até a volta 16, quando fez sua parada e colocou pneus duros.
O então líder, por outro lado, foi para os boxes na volta 18, "pagou" os cinco segundos e voltou atrás até de Lewis Hamilton -que adiou o pit stop-, mas deixou o britânico para trás em pouco tempo.
Os números de Piastri e Verstappen mostram que, na 2ª parte da corrida, o holandês foi mais rápido -muito diante do fato de o australiano ter "forçado" os novos pneus logo após o pit stop. O atual campeão também mostrou mais estabilidade nas voltas finais.
O piloto da McLaren fechou a prova na liderança e com 2,8 segundos à frente do rival. Sem a punição, portanto, a chance de o vencedor mudar seria considerável.
COMENTÁRIOS